O que é uma consultoria de marketing?
A consultoria de marketing é um serviço que tem como objetivo auxiliar empreendedores no momento de escolher estratégias de divulgação para seus negócios. Geralmente, esse tipo de serviço é contratado quando uma empresa não tem uma área de marketing ou a área de marketing ainda é muito embrionária, em muitos casos, com apenas um profissional fazendo artes e textos.
Isso pode acontecer principalmente quando o negócio está começando e seus setores são mais restritos ou por o empreendedor achar que é melhor contratar uma empresa já especializada nessa área do que treinar e contratar pessoas especialistas em marketing.
Porém, diferente do que algumas pessoas imaginam, a consultoria de marketing é o tipo de serviço que vai apenas orientar uma empresa a respeito dos caminhos que ela deve tomar para que suas estratégias de divulgação tenham efeito, com planejamento estratégico de curto, médio e longo prazos.
Já se seu objetivo é ter um especialista para acompanhar desde o planejamento até a implantação e mensuração dos resultados de suas ações de marketing, você precisaria, então, contratar uma assessoria de marketing, o que vai além da consultoria e pode muito bem ser a fase seguinte da consultoria.
A consultoria de marketing possui um papel extremamente importante dentro dos negócios. Afinal, se a empresa está começando a área agora, não consegue acompanhar todas as evoluções do marketing on e off e seus meios de comunicação.
A consultoria, muitas vezes, possui uma equipe maior por trás, que consegue acompanhar e agregar os conhecimentos necessários em marketing. Por isso, o crescimento do seu negócio poderá ser mais rápido.
O que a Allssociados faz como empresa de consultoria de marketing?
Quando você nos contrata como consultoria de marketing, nossa primeira ação é fazer uma reunião com todas as pessoas envolvidas em seu negócio. Isso é extremamente importante porque é a partir desses encontros que será possÃvel entender o que já foi feito, como essas ações foram implementadas, o que precisa melhorar e, claro, quais são as estratégias que vocês ainda não utilizaram. Basicamente, esse é o momento em que a consultoria terá um diagnóstico dos motivos que fizeram com que você optasse pela contratação de seus serviços e começará a entender o que poderemos sugerir para sua empresa.
Depois de conhecer sua empresa e entender como funciona seu nicho de mercado, o próximo passo da consultoria é sugerir algumas ações que você deveria aplicar para que sua marca seja divulgada para mais pessoas.
Lembra que falamos que a consultoria de marketing é um pouco diferente da assessoria? É nesse momento que você entenderá melhor essa diferença.
Um dos pontos principais da consultoria é entender bem seu negócio para conseguir sugerir estratégias que possam ser executadas pelas pessoas que trabalham com você.
É claro que a empresa que você contratar vai avaliar se as ações sugeridas são eficientes e fará melhorias sempre que necessário. Mas quem executará todas essas estratégias apontadas será você e as pessoas que trabalham em seu negócio.
Na assessoria de marketing, o acompanhamento das ações e resultados é periódico e pede um contrato de 06 de 12 meses.
As atividades da consultoria no dia a dia do negócio
Depois do diagnóstico sobre a situação atual do negócio, é hora de um planejamento detalhado sobre como a consultoria deverá atuar na empresa. Nós acompanhamos todo o passo para implementar o plano.
A consultoria de marketing irá começar com o plano detalhando análises e definições, assim quais soluções serão adotadas. O primeiro passo é a definição do público-alvo e persona no qual a comunicação será direcionada.
Após isso, é preciso definir quais são as metas que o negócio deve bater para que o plano seja cumprido com sucesso. É muito importante ter KPI’s bem definidas para saber o que fazer e principalmente o que não fazer para ter sucesso.
Vale a pena contratar uma consultoria de marketing?
Sabemos que muitos empreendedores têm dúvidas na hora de contratar um serviço de consultoria de marketing.
Esse questionamento surge principalmente porque a área responsável pelas estratégias de divulgação de uma empresa é extremamente fundamental. Afinal, se você não souber colocar sua marca no mercado, há grandes chances de seu negócio não crescer.
E acreditamos que cada especialista é focado em uma área. Você é focado em seu negócio e nós, em posicionar a sua marca de forma única e da melhor forma possÃvel no mercado.
Essa é uma decisão que depende muito do estágio em que seu negócio está, por isso, cabe a você entender qual é o momento da sua empresa. Estamos aqui para lhe ajudar.
2020 Allssociados